Segundo o site da International Organisation of Vine and Wine, no dia 20 de setembro, Lisboa foi palco da Cerimónia de Entrega dos Prémios OIV 2024.
É um evento que distinguiu os melhores livros sobre vinha e vinho do ano. Organizado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o evento contou com o apoio do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e dos Vinhos de Portugal.
Portugal, como membro fundador da OIV, participou no centenário da organização ao acolher, pela primeira vez, esta cerimónia fora do país sede, França.
O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre premiados e representantes do setor vitivinícola e diplomático.
Bernardo Gouvêa, presidente do IVV, deu início à cerimónia, seguido de John Barker, Diretor-Geral da OIV, que destacou: “A OIV está profundamente comprometida em promover a excelência na área da vinha e do vinho, reconhecendo as contribuições essenciais destes autores e editores.”
A noite celebrou 14 obras vencedoras e 15 que receberam uma Menção Especial, abrangendo categorias que vão desde publicações científicas a literatura e enoturismo.
Este ano, a OIV introduziu o “Prémio Presidente”, atribuído à obra The Australian Ark: The Story of Australian Wine from 1788 to the Modern Era.
John Barker expressou o seu agradecimento ao IVV e à equipa da Comissão Nacional para a OIV (CNOIV) pelo apoio na realização do evento em Lisboa, enaltecendo a importância histórica deste momento para a OIV e para Portugal.
As candidaturas para os Prémios OIV 2025 estão abertas até 28 de fevereiro de 2025 para publicações relacionadas com vinha e vinho publicadas nos dois anos anteriores à inscrição.