A edição de 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes foi marcada pela introdução de 14 novas categorias, reconhecendo e celebrando 74 Grandes Vinhos com distinções de Grande Ouro, Ouro e Prata.
A cerimônia de premiação, realizada na Alfândega do Porto, contou com a presença de cerca de três centenas de convidados, destacando-se figuras ilustres como José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca, e Catarina Santos Cunha, Vereadora para o Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto. O evento foi apoiado pelo Millennium BCP e pela CA Seguros.
A diversidade das castas e a variedade dos perfis de vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes foram novamente destacadas nesta edição. Dora Simões, Presidente da Direcção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), ressaltou a importância de dar palco aos diferentes produtores através dos prémios e de várias ações de promoção ao longo do ano em mais de uma centena de mercados.
Segundo Simões, a participação na categoria de vinhos com estágio tem aumentado, refletindo a inclusão de novas categorias de valor mais elevado nos portfolios dos produtores da região.
O concurso contou com a participação de 242 amostras, avaliadas por um júri composto por membros da Câmara de Provas da CVRVV e especialistas de diversas instituições e empresas, incluindo a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Amorim Cork, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), ViniPortugal e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).
O júri internacional incluiu especialistas do Reino Unido, Coreia do Sul, México, Brasil, Canadá e Estados Unidos, além de enólogos da região e da Junta de Recurso da CVRVV.
Os vinhos premiados refletem a excelência e a inovação dos produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Entre os 15 produtos destacados na categoria Ouro e os 55 na categoria Prata, encontram-se:
Ouro: Inclui vinhos como o “Dona Paterna Reserva Alvarinho 2022” de Carlos Alberto Codesso,
“Pecado Capital Premium Alvarinho Avesso 2023” da Convívio de Sabores Lda.,
“Portal do Fidalgo Alvarinho 2023” da Provam – Produtores de Vinhos Alvarinho de Monção Lda.
Estes vinhos destacam-se pela sua complexidade e perfil distintivo.
Prata: Premiação atribuída a vinhos que demonstram qualidade e potencial, como o
“ABCDarium Azal 2023” da AB – Valley Wines, Lda.,
“Areal Premium Loureiro Arinto Trajadura 2023” de José Campos Reis Areal, 7
“Casa Torre de Vilar Since 1563 Alvarinho 2023” da Casa Torre de Vilar – Unipessoal Lda.
A edição de 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes reafirma o compromisso da CVRVV em promover e celebrar a diversidade e a qualidade dos Vinhos Verdes. Com a inclusão de novas categorias e a participação crescente de vinhos com estágio, o concurso continua a ser um palco importante para os produtores da região, destacando a versatilidade e o potencial dos vinhos portugueses no cenário internacional.