A Região Vitivinícola de Lisboa, antiga Estremadura, estende-se pela costa atlântica desde o estuário do Tejo quase até à Bairrada. Tem nove sub-regiões, cada uma com a sua identidade.
E esconde um dos casos mais extraordinários da história do vinho europeu: um vale onde a filoxera nunca conseguiu chegar às raízes. Essa praga dizimou quase todas as vinhas do continente no século XIX. Mas não esta
História do Vinho em Lisboa: de Shakespeare à Filoxera que Falhou
O vinho de Bucelas já era conhecido fora de Portugal muito antes de existir qualquer denominação de origem: Shakespeare menciona-o na peça Henrique VI, ainda no século XVI, e, no final de 1700, a Grã-Bretanha importava milhares de toneis do chamado “Lisboa Tinta”.
Foi precisamente nessa época dourada que a filoxera chegou à Europa, escondida em estacas trazidas da América por botânicos ligados aos Kew Gardens de Londres. A praga devastou quase todas as vinhas do continente — exceto as de Colares.
Ali, os viticultores plantavam a vinha em covas escavadas na areia, por vezes até sete metros de profundidade, até atingir uma camada de argila húmida onde a raiz podia fixar-se.
O inseto da filoxera desloca-se escavando pequenos túneis no solo — e em areia pura, esses túneis simplesmente desmoronam, travando o seu avanço.
Resultado: Colares tornou-se um dos poucos lugares do mundo onde ainda hoje se cultivam vinhas europeias de pé-franco, nunca enxertadas em porta-enxertos americanos, porque nunca precisaram de o ser.
Clima e Solo de Lisboa: Entre o Atlântico e o Interior Mediterrânico
A proximidade ao oceano define o carácter geral da região: frescura, acidez viva, vinhos que raramente pesam.
Mas basta afastar-se poucos quilómetros da costa para o clima mudar de registo, ganhando uma influência mediterrânica que favorece maturações mais intensas e vinhos tintos mais encorpados.
Os solos seguem essa mesma lógica de contraste — calcários, argilo-calcários e arenosos convivem lado a lado, criando terroirs que mudam radicalmente de uma sub-região para a seguinte, apesar da proximidade geográfica entre todas elas.
As Nove Sub-Regiões de Lisboa: o Que Realmente as Diferencia
Nem todas nasceram com o mesmo destino, e a história de cada uma conta muito sobre o que se bebe hoje.
Colares é o caso mais extremo de todos: quando a Adega Cooperativa de Colares foi fundada em 1931, a região tinha cerca de 10.000 hectares de vinha.
Hoje restam apenas cerca de 20. As vinhas continuam a crescer rentes ao chão, protegidas do vento marítimo por paliçadas de cana seca e muros de pedra solta, um sistema de condução horizontal que também se vê em zonas ventosas como os Açores.
Bucelas é considerada o berço português da casta Arinto, e os seus brancos ácidos e minerais já eram exportados quando Shakespeare escrevia. É uma denominação minúscula, quase urbana, espremida entre o crescimento de Lisboa.
Carcavelos já foi um dos grandes produtores nacionais de vinho fortificado — hoje é a mais pequena sub-região de vinho licoroso do país, mantida viva por um punhado de produtores que se recusam a deixar a tradição desaparecer de vez.
Lourinhã segue um caminho único no país: é a única Denominação de Origem portuguesa dedicada exclusivamente a aguardente vínica, produzida a partir de vinhos brancos destilados em alambique, e uma das raras denominações de aguardente reconhecidas em toda a Europa.
Torres Vedras, sede da própria Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, é hoje a maior sub-região em área e em volume de produção, sustentando boa parte do crescimento recente da região.
Alenquer e Arruda seguem lógicas opostas: Alenquer aposta em vinhos premium com forte procura internacional, enquanto Arruda produz menos, mas concentra-se quase exclusivamente na qualidade dos seus tintos.
Óbidos e Encostas d’Aire completam o mapa com perfis distintos — Óbidos mais vocacionada para brancos leves e espumantes, populares no verão; Encostas d’Aire aproveitando o relevo elevado para produzir volumes consideráveis de tintos e brancos que abastecem tanto o mercado nacional como a exportação.
Área de Vinha, Produtores e Exportação em Números
Segundo a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, sediada em Torres Vedras, a região reúne cerca de 230 produtores certificados numa área de 11.500 hectares dedicados às oito Denominações de Origem de vinho e à Denominação de aguardente da Lourinhã.
Em 2024, a região vendeu um recorde histórico de 69 milhões de garrafas — mais 3,5 milhões do que no ano anterior, um crescimento de 5% que a própria CVR descreveu como “contraciclo” face à quebra generalizada do consumo mundial de vinho.
Há um dado que distingue Lisboa de qualquer outra região portuguesa: é a que mais exporta relativamente ao volume que certifica, representando 20% de toda a quota nacional de exportação — a proporção mais alta do país.
Há ainda a Indicação Geográfica Vinho Regional Lisboa, que vai além da área certificada.
Cobre cerca de 28.000 hectares — a segunda maior do país, logo a seguir ao Alentejo. Produz cerca de 100 milhões de litros de vinho por ano. Só uma fração recebe selo de Denominação de Origem.
O resto segue para o mercado como vinho regional — mais simples, mas de qualidade cada vez maior.
Tipos de Vinho de Lisboa: da Aguardente ao Fortificado
A diversidade de estilos é, provavelmente, a maior característica da região. Há brancos leves e frescos, sobretudo em Óbidos e Bucelas, onde a acidez da casta Arinto domina o perfil.
Há tintos robustos em Alenquer e Arruda, capazes de rivalizar com regiões mais famosas do interior. Há espumantes populares nos meses de calor.
E há duas categorias que nenhuma outra região portuguesa reúne ao mesmo tempo: uma aguardente vínica com Denominação de Origem própria, em Lourinhã, e um vinho fortificado histórico em Carcavelos, hoje produzido em escala mínima mas com um prestígio que a raridade só reforça.
O poeta persa Omar Khayyam (c. 1048–1131) escreveu, num dos versos mais citados sobre vinho de toda a literatura, que bastava “um jarro de vinho, um pão — e tu” para tornar completo qualquer deserto.
Nenhuma das sub-regiões de Lisboa é deserto, mas todas partilham essa mesma ideia de simplicidade essencial: vinho, pão, companhia — sem excesso, sem pressa.
Tradições e Curiosidades do Vinho em Lisboa
Colares continua a cultivar a casta Ramisco sobre as próprias raízes europeias originais, sem enxerto, porque a areia onde a vinha cresce nunca deixou a filoxera avançar.
Mas o dado mais impressionante não é a técnica de plantação — é a escala da perda: quando a Adega Cooperativa de Colares foi fundada em 1931, a região tinha cerca de 10.000 hectares de vinha. Hoje restam apenas cerca de 20.
Uma redução de 99,8% em menos de um século, empurrada pela expansão urbana de Lisboa e Sintra, não por qualquer praga ou crise agrícola.
Carcavelos viveu um colapso parecido, ainda que por razões diferentes.
A região foi oficialmente demarcada em 1908, já então como a mais pequena denominação do país, com apenas 31 hectares reconhecidos. Em 1939 ainda existiam cerca de 20 quintas a produzir vinho de Carcavelos, ocupando perto de 200 hectares.
Hoje a produção sobrevive em pouco mais de 12 hectares. São cerca de 50 mil litros por ano. É um vinho generoso e fortificado que quase desapareceu — a pressão imobiliária apagou boa parte da denominação ao longo do século XX.
Só não desapareceu de vez graças à recuperação iniciada pela Câmara de Oeiras, no final da década de 1980.
Bucelas construiu a sua fama internacional muito antes de qualquer denominação de origem existir: os seus brancos já eram exportados e apreciados em Inglaterra desde o século XIV.
É esse historial que sustenta o título informal de “berço do Arinto” em Portugal — a casta que ainda hoje define o perfil ácido e mineral dos vinhos da região.
Alenquer seguiu um caminho parecido. Os seus vinhos brancos já eram valorizados em Inglaterra desde o século XIV. Em 1890, conquistaram reconhecimento internacional na Exposição de Londres.
Esse prémio consolidou a reputação da região décadas antes de existir qualquer Denominação de Origem — que só chegou em 1989. A paisagem de Alenquer conta ainda hoje essa história através de mais de 160 quintas, muitas com construções de traço quase castelar, algumas com raízes que remontam à Idade Média.
Encostas d’Aire guarda uma curiosidade rara: dentro das suas duas sub-zonas, Alcobaça e Ourém, produz-se um estilo chamado “Medieval de Ourém” — uma denominação de estilo que nenhuma outra região do país usa.
Não é coincidência que o nome evoque a Idade Média: parte da tradição vinícola de Alcobaça nasceu à sombra do mosteiro cisterciense fundado ali no século XII, onde os monges, tal como em tantas outras regiões portuguesas, viram na vinha uma forma de sustento e de sacramento ao mesmo tempo.
Lourinhã continua a ser a única Denominação de Origem portuguesa dedicada exclusivamente a aguardente vínica — um estatuto que nenhuma outra região do país, nem sequer o Douro ou a Bairrada, conseguiu reivindicar para si.
Torres Vedras, hoje sede da própria Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, é também a maior sub-região em área e em volume — a base sobre a qual assenta boa parte do recorde de vendas que a região atingiu em 2024.
Arruda, mais discreta, aposta há décadas numa lógica inversa à da vizinha Torres Vedras: produz menos, mas concentra-se quase inteiramente na qualidade dos seus tintos, construídos sobretudo a partir da casta local Camarate.
E Óbidos fecha o mapa como a sub-região mais associada aos espumantes e brancos leves de verão — um estilo que, nos últimos anos, tem beneficiado diretamente do crescimento generalizado da procura por vinhos frescos e de menor graduação alcoólica em toda a região de Lisboa.
