Portugal marca presença na nova direção do CEEV

eu vinegars association 1200

O Comité Europeu das Empresas de Vinho (CEEV) realizou hoje a sua Assembleia Geral em Bruxelas, onde elegeu uma nova Direção para um mandato de três anos.

Um dos destaques desta eleição é a presença portuguesa na nova liderança da entidade, com Pedro Pereira Gonçalves, da ACIBEV (Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal), a assumir o cargo de Vice-Presidente.


Pedro Pereira Gonçalves é o Presidente Executivo da WineStone Group uma plataforma de negócios criada pelo Grupo José de Mello para fortalecer a sua atuação no setor vinícola. A WineStone tem como objetivo tornar-se um dos principais intervenientes no setor do vinho em Portugal, gerindo ativos nas regiões do Alentejo, Douro, Vinhos Verdes e Lisboa.

pedro pereira goncalves

O portefólio diversificado da empresa inclui marcas como Ravasqueira, Quinta do Côtto, Quinta do Retiro Novo, Paço de Teixeiró, Krohn e Quinta de Pancas.



A nova Presidente do CEEV é Marzia Varvaglione, da Unione Italiana Vini (UIV), sucedendo a Mauricio González-Gordon.

O cargo de Tesoureiro será ocupado por Jérôme Perchet, da Federação Francesa dos Vinhos de Aperitivo (FFVA).

Completam a nova Direção Pedro Ferrer (FEV – Federação Espanhola do Vinho), Piero Mastroberardino (FEDERVINI – Federação Italiana de Produtores e Exportadores de Vinho), Michel Chapoutier (UMVIN – União das Casas e Marcas de Vinho) e José Ramón Fernández (GLEVE – Grupo de Ligação das Empresas Vinícolas Europeias).


Ao assumir o cargo, Marzia Varvaglione destacou a importância da união do setor para enfrentar os desafios do mercado vinícola europeu: “Num dos momentos mais desafiantes das últimas décadas, é essencial que o setor do vinho esteja unido. Juntamente com a equipa do CEEV e os nossos membros, comprometo-me a trabalhar para superar os desafios que temos pela frente.”

photo m. varvaglione 600x800 1

Marzia VarvaglionePresidente do CEEV


A Assembleia Geral também marcou a entrada da Associação Europeia dos Produtores de Vinagre no CEEV, reforçando a colaboração entre os setores.

Valery Brabant, Presidente da Associação Europeia dos Produtores de Vinagre, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos ao CEEV e por podermos contribuir para políticas europeias que beneficiem os consumidores, o setor do vinho e do vinagre, bem como a sociedade como um todo.”


O Secretário-Geral do CEEV, Ignacio Sánchez Recarte, sublinhou a importância desta nova adesão: “Estamos entusiasmados por dar as boas-vindas ao setor do vinagre na família CEEV, com o qual partilhamos muitas características, incluindo a origem no vinho. Sob a liderança de Marzia Varvaglione e com uma estrutura fortalecida, estamos prontos para enfrentar o futuro com confiança.”



O CEEV representa as empresas de vinho da indústria e do comércio na União Europeia, abrangendo vinhos tranquilos, espumantes, licorosos e aromatizados. A entidade reúne 25 organizações nacionais e responde por mais de 90% das exportações de vinho europeu.